terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Julio Verne: Viajem ao centro da terra


  A obra de Julio - Viagem ao centro da terra - é uma história de aventura e mistérios. Tudo começa quando o professor Lindebrock acha um documento antigo em um livro, e com a ajuda de se sobrinho, Axel, desvenda o enigma, pois no documento haviam apenas símbolos rúnicos que escondiam a façanha de Saknussemn, a viagem ao centro da terra. Os dois acabam descobrindo que na montanha Sneffels, há uma cratera chamada Scartaris e que através dela, era possível chegar ao centro da terra. Após uma especulaçãoe outra, a respeito dos pros e contras, finalmente decidiram iniciar a viagem extraordinária. Com a ajuda de um guia chamado Hans, já que a maior parte do romance se passa na Islandia, é quem os ajudou e acompanhou nessa Odisséia. A história é contada pelo narrador- personagem(Axel) que tenta ao longo da história explicar e contestar as loucuras do tio. Ao longo da narrativa, temos um aprendizado constante sobre geologia e palenteologia, pois os personagens se comportam como se estivessem em uma expedição mineralógica. As obras de Júlio Verne, como vinte mil léguas submarinas e volta ao mundo em oitenta dias, caracterizam- lo como o precursor da ficção científica moderna. Se compararmos a obra de Júlio Verne, Viagem ao centro da terra, com o filme baseado nela, teremos um contrastegigantesco, pois o modo como a viagem é feita, é completamente diferente. No livro, são três pessoas que vão em direção as entrnhas da terra, apenas com os suprimentos, já no filme é um grupo de cientistas, com equipamentos modernos e uma nave de última geração. Júlio Verne escreveu seus romances no final do séc.XIX, e na época ele pode proporcionarà sociedade da época uma viagem a mundos desconhecidos e devido a sua genialidade e criatividade, sua literatura é uma das mais poupulares do mundo. Talvez os movimentos da época, como o determinismo,o positivismo, e a teoria da evolução de Charles Darwin, tivessemincentivado oudespertado tais idéias na mente dele, porém isso é algo que nunca saberemos ou talvez não seja fácil de provar. O interessante deste livro é que ao mesmo tempo que tudo nele parece impossível, a história em si parece muito real; os personagens durante o romance sempre explicação para tudo. E Axel mesmo não concordando com o tio e sentindo falta da sua amada Grauben, acompanha o tio nessa aventura e ele é que se torna o protaginista do romance, além é claro da própria narrativa em si. Essa é sem dúvida, uma aventura que vale a pena ser lida,o romance não é apenas uma forma de adquirir conhecimento, mas a viagem ao centro da terra também é uma história que te leva a acreditar que aquela história, poderia ser real.
  

Analise:  

  É um livro de fácil leitura, indicado especialmente para quem gosta de aventuras. Aliás, todos os livros de Julio Verne são assim, deliciosamente bem escritos e fantásticamente bem imaginados. Sim imaginação é o que não falta nos seus livros. No entanto, é também bastante educativo, pois relata muitos fatos "verdadeiros" pelo meio. Ou seja, à medida que relaxamos nesta leitura também podemos ir aprendendo algumas coisas de geografia e geologia.
 Quem não conhece a obra de Júlio Verne? O maior escritor de ficção ciêntifica de sempre! Com descrições e pormenores fantásticos, este livro torna-se imprescíndivel para quem gosta do género e não só. Tendo em atenção a altura em que o livro foi escrito, Júlio Verne foi um génio da literatura mundial! Como diz o título este livro trata de uma perigosa e frenética aventura ao centro da terra. Mais pormenores? Leia o livro, é simplesmente excelente e marcante! Sendo de uma leitura fácil, este livro apaixona a cada palavra, prende a cada frase....é difícil fechá-lo...   

Recomendo não só "Viajem ao centro da terra", mais sim todos os livros de Julio Verne um grande escrito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário